terça-feira, 22 de julho de 2008

Quem Somos & o Que Devemos?

Para o Meio Ambiente ... temos muito o que fazer. Sim temos. Mas quem é que tem muito o que fazer? De quem estamos falando? Quem somos estes nós?
Nós somos os que devem reclamar para que o governo se mobilize? Nós somos os que devem assumir cargos públicos? Sendo do governo devemos mudar as leis? Mas se as leis são tão boas, devemos então fiscalizá-las? Ou será que somos os diretores, CEOs das empresas que devemos reformular nossas ações nas indústrias, nos escritórios para evitar novas contaminações?
Se somos a mídia, devemos esclarecer os fatos, divulgar as atrocidades, motivar e enaltecer as boas ações. Mas quem somos nós? De quem estamos falando?
Se somos professores, devemos lecionar e direcionar nossos alunos para conscientizar o quanto antes do que está acontecendo e deve ser mudado. Se somos educadores, devemos antes de mais nada sensibilizar e também conscientizar o impacto que cada ação causam ao meio ambiente e em seguida mobilizar as pessoas para novas ações.
Mas quem são estas pessoas? Onde estamos? Sempre têm eles que devem fazer ou já fazem, mas e nós? Quem somos nós neste processo mundial?
Se ficar claro que todos estes sujeitos são parte do todo e este todo faz parte de cada um de nós. Ficará mais fácil entender o que, sim, temos muito o que fazer.
Educar, informar, sensibilizar, mobilizar e animar cidadãos para que assimilem em seus comportamentos, ações e atitudes desde os conceitos até às práticas ambientais e de consumo consciente .
Não há distinção entre executivos, governantes, representantes comerciais, estudantes, donas de casa, alunos, turistas. Todos nós estamos realmente no mesmo barco.
O caminho para que cada um de nós perceba que faz parte do todo é longo e complexo, porém quem já percebeu o que está acontecendo deve dedicar grande parte do seu tempo para educar, informar, sensibilizar para em seguida mobilizar e criar assim novos comportamentos.
A utopia, ou o sonho deve fazer parte da motivação de quem vê e percebe o que está sendo feito a nosso meio ambiente.
Nós somos os responsáveis por nossas vidas. Somos conseqüência do que fazemos e neste momento devemos nos unir de forma tranqüila a iniciar uma revolução tanto no consumo e produção consciente e sustentável quanto nas práticas voltadas a reestruturação do nosso bioma.
No meio de tantas divergências e desencontros, somos todos um só. Estes todos somos Nós.

Um comentário:

Aléssia disse...

Alexandre,
Ótima matéria.Parabéns pelo Blog.
Reconheço que sou parte desse todo, sinta-se apoiado.
Abraços! Aléssia