domingo, 10 de agosto de 2008

Empresas do Futuro

No documento “Nosso Futuro Comum”, do relatório de Brundtland, publicado em 1987 definiu-se o termo Sustentabilidade como um processo de "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas". Já escrevi um pouco sobre sustentabilidade neste blog, mas existem várias diversificações para este assunto. Hoje escrevo sobre as empresas e seus líderes.
A questão de dar ‘continuidade’ às gerações futuras através de ações é um dos pilares da sustentabilidade. O que fazemos hoje refletirá no mínimo para as próximas quatro gerações. Porém, até em jardim inglês há ervas daninhas e existe um grande problema no modelo de sustentabilidade nas empresas que deve ser discutido profundamente nestes próximos anos. O pilar de uma sustentabilidade perene tem suas sombras muito profundas, chamadas de Impacto Ambiental, Social e Cultural das ações humanas. Num mercado globalizado e extremamente competitivo as empresas privadas e públicas buscam aumentar a sua produção e reduzir os custos causando muitas vezes impactos ambientais irreversíveis.
A realidade é nua e crua. As empresas são comandadas por pessoas com poderes de decisão. Muitas destas decisões são infundadas, baseadas em estruturas falhas que infelizmente se repetem. Apesar de que neste momento alguns líderes estão começando a escutar sobre sustentabilidade. Existe uma geração de líderes que necessita reaproveitar seus tempos para avaliar de forma profunda e prática as conseqüências de ações e suas reações ao meio. Também o funcionamento da natureza, o que é impacto ambiental em especial no que tange o trabalho de cada um deles.
Acredito que uma forma de alavancar mudanças de sustentabilidade nas empresas é criar ciclos de palestras e cursos para os pequenos e médios empresários, seus gerentes e funcionários (modelo tipo Sesc e Senac). Estes profissionais que comandam pequenas empresas são uma camada da sociedade coorporativa que ainda carece de instrução referente à sobrevivência das futuras gerações, onde infelizmente suas ações insustentáveis tem contribuído e muito com Impacto Ambiental.
Uma 'empresa do futuro' deve ter o comprometimento real em suas ações sociais, ambientais, culturais e financeiras. Uma empresa sustentável deve ter sua capacidade e seu desempenho acima da média e manter, de fato, uma ‘vantagem competitiva sustentável’. De alguma forma deverá divulgar estes conceitos para seus funcionários, parceiros, fornecedores e consumidores estimulando a sustentabilidade.

Um comentário:

Aléssia disse...

Os Líderes das empresas precisam aprender...mas temos Líderes que irão conscientizar. Parabéns! Você é um deles!